“Waveform Audio File Format” ou simplesmente WAVE é um formato de arquivo de áudio desenvolvido pela Microsoft junto com a IBM. Ele foi lançado em 1991. Os arquivos WAVE possuem a extensão .WAV ou .WAVE. Por isso os arquivos neste formato são universalmente aceitos como arquivos WAV. É o principal formato usado em PCs Windows para raw e áudio sem compressão. O arquivo WAV podem conter tanto o áudio comprimido como sem compressão. Os mais comuns são os sem compressão; portanto o WAV é frequentemente visto como um formato de áudio sem perda e com grande qualidade de som. Este tipo de arquivo também é usado em estações de rádio.
Extensão do Arquivo: WAV
Categoria: Arquivo de Áudio
Popularidade: Popular entre fãs de músicas
Desenvolvedor: Microsoft e IBM
Fatos sobre o WAV
- Embora o WAV normalmente não possua compressão, ele aceita compressão com perdas e o Audio Compression Manager pode ser usado para isso.
- Um arquivo WAV não apenas contém a parte de áudio, mas também informações sobre o arquivo, incluindo se ele é mono ou estéreo, taxa de bits, número de faixas, etc.
- WAV é um derivado do RIFF (Resource Interchange File Format), um formato container genérico para armazenamento de dados de áudio e vídeo em partes etiquetadas.
- O tamanho máximo de um arquivo WAV é 4GB. Arquivos maiores que isso não poderão ser codificados neste formato.
Prós: Arquivos WAV sem compressão possuem a qualidade de áudio sem perda. Ele é aceito tanto no Windows como no Sistema Operacional do Mac, rodando nestas plataformas sem problemas. Editar e manipular este tipo de arquivo também é simples e não requer codificação ou decodificação.
Contras: Arquivos grandes pode ser um problema se você não possui espaço em seus aparelhos. Isto também faz com que seu compartilhamento na Internet seja mais limitado.
WAV vs. FLAC
O “Free Lossless Audio Coded” ou FLAC, foi desenvolvido por Erik de Castro Lopo, Josh Coalson e pela Fundação Xiph.Org e lançado originalmente em 2001. Tanto o WAV como o FLAC são capazes de garantir a qualidade sem perdas. Vejamos análises mais detalhadas destes arquivos comparando-os abaixo:
Qualidade: O WAV é um formato de áudio sem compressão ou perda de dados e o FLAC é um formato de áudio com compressão mas também sem a perda de dados. Ambos mantém a qualidade original. Especificamente o WAV pode ser usado no Windows para representar áudio sem compressão. Porém, arquivos comprimidos em FLAC possuem metade do tamanho original mas quando tiramos a compressão teremos uma cópia idêntica dos dados originais.
Tamanho do arquivo: Arquivos de áudio WAV são maiores que arquivos FLAC. Quando o áudio é comprimido com o FLAC, o tamanho é reduzido em torno de 50% do tamanho original do arquivo, enquanto arquivos WAV sem compressão representam os dados do áudio no mesmo tamanho.
Compatibilidade: O FLAC não é tão suportado quanto o WAV. O WAV é o formato de áudio principal no Windows, todos os aparelhos ou dispositivos com Windows aceitam arquivos neste formato. O Apple iTunes também aceita arquivos WAV. Dito isso, a maioria dos sistemas operacionais não reproduzem FLAC a menos que você instale um programa para isso.
Programas que reproduzem arquivos WAV
Windows Media Player – Desenvolvido pela Microsoft, o Windows Media Player pode reproduzir arquivos de áudio e vídeo. Ele pode ainda ser usado para visualização de imagens. O programa é usado em computadores e outros aparelhos rodando o Windows. Ele também roda no Solaris, Mac OS X e Mac OS 7.
VLC Media Player – o VLC Media Player é um dos players mais populares pois ele é código aberto e roda em qualquer plataforma. O VLC ainda é portátil, então você pode usá-lo para reproduzir arquivos WAV em diferentes aparelhos.
iTunes – Para usuários Apple, o iTunes é uma ótima ferramenta que reproduz arquivos WAV sem a necessidade de instalar outros programas. O iTunes pode ser usado como player, transferência de arquivos e gerenciador de dispositivo.
Winamp – Este player foi originalmente desenvolvido pela Nullsoft, mas agora pertence à Radionomy. Ele é um player para Windows, Mac e Android. Algumas de suas características são a biblioteca de mídia, lista de reprodução, visualização de músicas, etc.
Soluções devinitivas para o formato WAV
i
Comprima arquivos WAV – o formato WAV é um formato de áudio sem perda de qualidade. Ele possui a qualidade original do áudio mas com arquivos grandes. Este tipo de arquivo consome bastante espaço comparado a outros formatos como o FLAC ou APE. Até para amantes de músicas, não é uma boa ideia armazenar arquivos WAV. Comprimir os arquivos para um tamanho razoável é uma boa escolha.
ii
Converter URL para WAV – Há diversas páginas para streaming online de músicas como o Spotify e o Deezer disponíveis para reprodução, compartilhamento e discussões relacionadas à música. Se você pretende salvá-las em seu PC, você precisa pagar. Nestes casos, você pode usar um conversor de URL para converter a URL para WAV sem perda de qualidade.
Deixe seu Comentário